Terremoto no chile 8,8
Quando um terremoto de 8,8 graus destruiu grande parte da cidade de Concepción e suas réplicas fizeram o Chile tremer durante várias horas, muitos automaticamente se lembraram do recente desastre no Haiti e se fizeram a mesma pergunta: o que está acontecendo?
Com a crescente preocupação com a mudança climática e o meio ambiente nos últimos anos, não é difícil tender a relacionar estes fenômenos com as mudanças que a Terra está atravessando. Mas as duas coisas teriam alguma ligação?
Segundo explica o jornal espanhol ABC, os terremotos não estão ligados a um comportamento atípico da Terra.
"As entranhas do planeta não estão mais ativas agora do que já estiveram em outros tempos, desde que se tem memória e registros sísmicos. Simplesmente, obedecem às ordens de uma natureza que, neste caso e diferentemente do que ocorre com o clima, só responde a suas próprias normas, determinadas pela geologia", comenta o artigo. Ou seja: os fenômenos geológicos não obedecem a fatores externos.
Cientistas consultados pelo ABC destacam um terremoto de 8 graus ocorre a cada ano, mas geralmente em regiões despovoadas. Obviamente, quando ocorrem em zonas urbanas, os impactos são maiores. No caso específico do Chile, cabe destacar que o país possui uma atividade sísmica alta e está mais preparado terremotos


Nenhum comentário:
Postar um comentário